quarta-feira, 6 de maio de 2009

Musculação na 3° Idade


De acordo com projeções da OMS e IBGE, ao final deste século será comum viver de 100 à 120 anos. Mais do que quantidade é necessário viver com qualidade. E o exercício físico contem um dos segredos do envelhecimento saudável, assim como a alimentação balanceada e atividade mental. Ao perguntar para uma pessoa com mais de 65 anos se ela iria para a academia, as respostas mais frequentes podem ser: “Não tenho tempo!”, “Estou muito velho, vou me machucar! ou “Tenho vergonha de ir para uma academia onde só há gente jovem!”


Esta não foi a resposta dada pelo aposentado Clóvis Coqueiro, 84, ao convite feito por um amigo para frequentar as aulas de musculação da Academia Viva Água. Após 3 anos de exercícios ele conta como percebe as melhorias.“Está comprovado que a musculação me deu êxito. Não é por isso que vou deixar de morrer, mas estou inegavelmente melhor. Fazer musculação é não sentir dor e ter disposição. Já estou plantando meus frutos”, afirma.

Para evitar a vergonha, levantar a auto-estima dos idosos e trazer a sociabilidade que só contribui para o desenvolvimento mental. Os alunos da 3ª idade da academia treinam junto com os jovens e adultos.O diferencial está no programa feito por eles como explica a profissional de Educação Física da Academia Viva Água, Zaineana Freitas. “Não existem exercícios proibidos mas eles têm devem ser adequados para cada corpo e suas limitações. O aluno no início passa por uma adaptação e depois começa a desenvolver treinos mais fortes”, explica.Freitas acrescenta que o condicionamento físico, nesta faixa etária, recupera força e massa muscular, flexibilidade, equilíbrio, percepção e coordenação, que naturalmente diminuem com a idade.



A geriatra do UDI Hospital, Jacira Serra, ressalta que os exercícios quando bem orientados só trazem melhorias e faz recomendações a quem desejar iniciar. “Ninguém deve começar um programa de treinamento sem avaliação física.É necessário passar uma equipe multiprofissional formada por geriatra, nutricionista, cardiologista, fisioterapeuta e educador físico”.Além do bem-estar físico e da melhora médica, os alunos festejam as novas amizades e a sociabilidade readquirida por meio do convívio em grupo.Recentemente foi divulgada uma pesquisa feita pela universidade sueca de Uppsala com 2.200 homens. O estudo comprovou que os indivíduos que começaram a praticar exercícios físicos intensos ou moderados depois dos 50 anos. Após um período regular de prática atingiram as mesmas possibilidades de uma vida saudável, se comparados aos indivíduos que se exercitam desde cedo.

Um comentário:

  1. Ola !! muito bom o Blog...
    Esta bem colocado na postagem ,devemos sim dar início a qualquer atividade física. Desta forma,é importante fazer exercício
    físico regularmente, quer para prevenir como para curar muitas
    doenças e também para ajudar a controlar o peso. abraço

    ResponderExcluir